quinta-feira, 5 de março de 2020

Bem-estar animal é discutido em audiência pública


Foi realizado nessa quarta-feira, 04 de março, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto audiência pública que debateu o bem-estar animal. Participaram da audiência os vereadores da Comissão Permanente da defesa dos direitos dos animais Dr. Jorge Parada, Adauto Marmita e Rodrigo Simões, o vereador Fabiano Guimarães, a secretária do meio ambiente Dra. Sônia Valle, Carolina Vilela da Coordenadoria do Bem-estar animal, Fernanda Sica Presidente da Comissão Defesa e Direitos dos Animais da OAB, Maria Cristina Dias Presidente do Conselho Municipal de Bem-estar animal, representante da União Protetora dos animais de Ribeirão Preto _UIPA e entidades, protetoras independentes e Ongs que defendem bem-estar animal.

O Presidente da Comissão vereador Dr. Jorge Parada iniciou esclarecendo as discussões que vem sendo feitas referentes ao bem-estar animal e principalmente sobre o projeto que cuida dessas políticas públicas, solicitando aos presentes contribuições: “O projeto tem que ser feito da melhor maneira possível ouvindo contribuições de todos e sugestões, e que assim, as encorporem no projeto, de maneira que seja o mais consensual possível daquilo que é necessário”, ressalta Parada.

No momento em que a audiência foi aberta ao público foram relatados a falta do município de disponibilizar o castramóvel, alegam que esse é o maior problema que a cidade enfrenta, afirmando que castração é fundamental para melhorar a saúde pública de bem estar dos animais, ajudando no controle populacional. Foi ressaltado também sobre a importância de auxiliarem nos atendimento dos animais de grande porte.

A Coordenadora do CEBEA, Carolina Vilela, sugeriu como solução desse problema a tercerização das contratações de veterinários, afirmando que no momento a Prefeitura disponibiliza apenas dois funcionários, e necessitam de muito mais para que tenha esse serviço de castração e controle populacional em massa que a cidade necessita.

Encaminhando para final da audiência o Presidente da Comissão de Defesa de defesa dos animais o Vereador Dr. Jorge Parada solicita a todos que estiverem engajados a contribuir para o anteprojeto de políticas públicas de bem-estar animal, que está em aberto, com sugestões com apontamentos que se considerem pertinentes ao projeto.


*Os interessados em encaminhar suas sugestões e contribuições fazer pelo pelo e-mail: Jorgeparada@camararibeiraopreto.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário