sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CREMESP conclui falhas no atendimento que causou morte de Fernando Garcia

Vereador Dr. Jorge Parada Presidiu Comissão que investigou negligencias nos atendimentos das UBS e UBDS de Ribeirão


Secretário da Saúde Estênio Miranda
chegou a mudar seu Gabinete para UPA 
Nessa semana o CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) apontou através de sindicância, erros no atendimento do caminhoneiro Fernando Garcia de 55 anos, que veio a óbito em outubro de 2014 após ser consultado quatro vezes com diferentes diagnósticos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Foi constatado que o médico responsável pelo atendimento Manoel Britto Burgus deveria ter solicitado um simples exame de urina, já que o histórico do paciente apontava infecções urinárias recorrentes.

O vereador Dr. Jorge Parada foi Presidente da Comissão Especial de Estudos que analisou os procedimentos que são utilizados nos atendimentos das UPAs, UBDS e UBS de Ribeirão.

Família de Fernando Garcia tenta conviver
 com a ausência após morte de homem
A Comissão foi instalada após vários acontecimentos que ocorreram de pacientes que morreram por supostas falhas nos atendimentos, como o caso da jovem de 16 anos  Gabriela Zafra, que faleceu após passar por três unidades de saúde no mesmo dia e recebeu quatro diagnósticos diferentes e de Laís Balan de 22 anos que procurou a UBDS central com dores nas pernas e faleceu após ser medicada com anti-inflamatórios, e  inclusive de Fernando Garcia que acabou de ser constatada negligencia e erro no seu atendimento.

Após várias oitivas com depoimentos dos familiares e gestores da saúde, o vereador Dr. Jorge Parada em conjunto com membros da Comissão, constataram em relatório final, que o Serviço da Saúde em Ribeirão Preto é totalmente ineficiente, que são erros absurdos e os médicos responsáveis por esses atendimentos não possuem capacitação.

Relatam ainda que na UPA, todos os 62 médicos clínicos são ligados aos Hospital Santa Lydia, que “quarteriza” os serviços ao contratarem médicos vinculados a outras Entidades. 

CREMESP

O Cremesp de Ribeirão Preto (Conselho Regional de Medicina) abriu processo ético-profissional para apurar a conduta do médico Manoel Britto Burgos, responsável pelo atendimento de Fernando Garcia na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).Agora, com a abertura do processo, o caso será investigado por equipe médica em São Paulo.