quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DR. MÓVEL: ANJO OU DEMÔNIO??

Fonte: RPonline/Douglas Santos

                     Estranhamente a Prefeitura Municipal inaugurou o Serviço Complementar de Assistência em Saúde -  “Dr. Móvel” sem submete-lo a aprovação do Legislativo o que somente aconteceu um dia depois.
                    Ribeirão Preto, cidade referência na área da saúde, com recursos financeiros e humanos acima daqueles postulados pela Organização Mundial de Saúde somente não consegue atender  convenientemente a população por gestão inadequada do poder público.
                   O Dr. Móvel é um recurso paliativo admissível em cidades que não tenham estrutura para atender e TRATAR a população. Mas falar em “Dr Móvel”  para Ribeirão Preto é uma solução, no mínimo bizarra. Como  dizer que o “Dr. Móvel”  resolverá os problemas da população quando falta a esta mesma população a estrutura de saúde que viabilizará o atendimento médico próximo a sua casa? O médico que atender no Dr. Móvel pode até detectar o problema de saúde, mas a continuidade do tratamento, os exames, retornos; não existirão em curto prazo. A pessoa terá de ir a Unidade de Saúde mais próxima da mesma forma e lá rezar para encontrar o “Dr. Fixo”.
                  Ribeirão Preto precisa sim é de mais Unidades de Saúde, em bairros carentes de atendimento. De uma política para a saúde que consiga ser atrativa para os que militam na área. Somente assim poderá atender adequadamente o paciente, com recursos para realizar exames, diagnósticos e acompanhamento médico.
                   É conhecido a falta de Profissionais atendendo na rede pública de saúde, e o Dr. Móvel ainda está deslocando profissionais de sua base, retirando um médico, uma enfermeira, de locais que atendem. Como dizem por aí: “cobre um santo pra descobrir outro”.
                  Minha luta pela saúde é antiga, e continuarei a lutar sim, mas por um atendimento verdadeiro, eficiente e sem enganações.