segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


Projeto de Lei do Vereador Dr. Jorge Parada cria “SAMU ANIMAL” em Ribeirão Preto


O vereador Dr. Jorge Parada protocolou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que institui o serviço de Atendimento Móvel de Urgência para animais, denominado “SAMU ANIMAL”.

O Samu Animal tem como objetivo resgatar e transportar animais feridos por atropelamento, maus-tratos ou que estão gravemente debilitados por doenças. Com função semelhante ao do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o serviço de atendimento aos animais cumpre o mesmo procedimento de resgate e transporte, evitando que os pacientes sofram traumas adicionais caso não sejam corretamente imobilizados durante o socorro.

O Projeto de Lei específica que o Samu animal seja composto de Unidade Móvel de Atendimento, dotado de veículo adaptado com equipamentos específicos para o fim a que se destina e equipe profissional capacitada, capaz de prestar serviços de Urgência e Emergência animais.

Esse serviço Municipal prevê sua vinculação junto à secretaria Municipal do Meio ambiente, conselho municipal do Bem Estar Animal, secretária da Saúde e SAMU.
O Projeto de Lei tramita pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto aguardando para ser votado em Sessão Ordinária assim que possível.