terça-feira, 17 de maio de 2011

                                            

                                          Representantes das áreas de Saúde, Fiscalização Geral e Educação estiveram reunidos  dia 5, com vereadores que integram a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Dengue para discutir possíveis novos mecanismos de atuação para conter a doença no município, que atinge milhares de pessoas.
                                          Segundo o presidente da CEE, vereador Jorge Parada, é preciso uma interlocução maior entre as áreas presentes, além da Infraestrutura, para definir ações que diminuam o problema. Também estavam presentes na reunião os vereadores André Luiz da Silva, Bertinho Scandiuzzi e Maurílio Romano, que disseram ver uma realidade muito preocupante pelos bairros onde circulam diariamente.
Segundo Lúcia Taveira, coordenadora do Programa de Controle de Vetores, por incrível que pareça o foco predominante na maioria dos bairros ainda é o criadouro dentro das residências, apesar da ampla divulgação dos cuidados necessários. Casas fechadas também preocupam, mas em breve todas as imobiliárias serão obrigadas a cuidar delas sob pena de multa.
                                        Nas ruas, a Fiscalização Geral já adotou esta prática multando donos de terrenos. No ano passado, 12 mil pessoas foram notificadas, sem multa. Mas, neste ano, 4 mil já foram multados. A CEE já promoveu quatro reuniões, sendo esta última com a presença do secretário da Saúde, Stênio Miranda. Os vereadores constataram que outra medida necessária é aumentar o número de agentes de vetores. Hoje, são 150 agentes temporários trabalhando num município com mais de 240 mil domicílios. Miranda afirmou que tentará mantê-los empregados em período de baixa incidência de infestação, já pensando em ações no final de 2011 e início de 2012.


FONTE: Câmara Ribeirão Preto