quinta-feira, 29 de setembro de 2011

1ª REUNIÃO FÓRUM RIBEIRÃO PRETO 2021 - COMISSÃO DA SAÚDE

                           

                             Foi realizada nesta manhã, dia 28/09/2011, a 1ª reunião da Comissão de Saúde do Fórum "Ribeirão Preto 2021".
                             Estiveram presentes:
* Dr. Alexandre Firmo de Souza Cruz - Coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde,
* Dr. José Ernesto dos Santos - Chefe do Laboratório de Lípides do HC de Ribeirão Preto
* Dr. Nélio Rezende Cardoso - Cardiologista - Secretaria Municipal de Saúde
* Emília Chayamiti - Enfermeira Responsável pelo SAD - Serviço de Atenção Domiciliar - Sec. Munic. Saúde
* Dra. Darlene Caprari Pires Mestriner - Assistente do Secretário de Saúde


                                     
                                       Debatemos alguns itens que, no meu ponto de vista são de grande relevância para uma Ribeirão Preto melhor. Na área da saúde mental acredito que um dos maiores problemas que temos é a dificuldade no tratamento público e internação. Os distúrbios alimentares e seus tratamentos também é um assunto que muito me preocupa, a dificuldade de pessoas que sofrem com a obesidade mórbida tem em realizar uma intervenção cirúrgica. A implementação da internação domiciliar, cuja indicação de minha autoria, está na prática sem funcionar. O Departamento de Nutrologia Municipal foi outra questão que apresentei, se está funcionando devidamente como deveria.


                                    Meus convidados apresentaram alguns itens que foram debatidos. Cito abaixo os principais de cada um deles.
- Dr. Alexandre apontou dentre outros, a necessidade da implantação de CAPS - infantil e 3 centros centros regionais de atendimento de drogas, a contratação de psicólogos e psiquiatras, aumentar a equipe de assistência social, atendimento psicoterapêutico semanal , acolhimento familiar através de orientação aos pais, dentre outros.

- Dr. José Ernesto destacou a ampliação do ambulatório para tratamento de distúrbios alimentares e obesidades mórbidas; promover treinamento de profissionais para tratamento de doenças crônicas, criação de convênios com hospitais para doenças de obesidade mórbida, campanhas educativas em escolas com relação às doenças crônicas e degenerativas, promover prestação de contas para a comunidade do trabalho desenvolvido.

- Dr. Nélio elencou a necessidade de investir de forma a criar as melhorias nas áreas de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, adequar as Unidades Básicas as pessoas através do treinamento e capacitação para fortalecer o atendimento básico, criar campanhas de educação maciça de como fazer uso das Unidades Básicas de Saúde e a valorização salarial dos profissionais da saúde.

- Dra. Emília citou como itens importantes a serem debatidos o aumento do número de viaturas para atendimento domiciliar, preparar a família para atender o paciente após a alta hospitalar, criar espaço físico para o SAD, investir na formação das equipes de apoio dos profissionais de atendimento, estudar maneiras para melhorar a judicialização.

Dra. Darlene apontou a reforma nas Unidades de saúde, preparar profissionais para o novo modelo de atendimento a saúde, buscar a valorização do trabalho humano, desburocratização do programa de tabagismo, ampliação das unidades de trabalho.


                                 A próxima reunião acontecerá dia 18/10 aqui na Câmara, onde serão discutidos estes dentre outros pontos, e assim pautar o que será apresentado na audiência pública.