quarta-feira, 2 de julho de 2014

CEE da Saúde recebe apenas um dos quatro gerentes das Unidades de Pronto Atendimento

Para o vereador Dr. Jorge Parada que preside a Comissão é injustificável a ausência dos demais gerentes convidados

João Terra Filho foi convidado para dar depoimento (Foto:Jacqueline de Brino)
Na segunda oitiva da CEE (Comissão Especial de Estudos) da Saúde, onde analisa e apura denúncias de supostas negligências médicas, foi escutado o depoimento do Dr.João Terra Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão e gerente da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) da Rua Cuiabá, que é administrada pela faculdade.

Outros quatro gerentes foram convidados, porém, através de ofícios, alegaram ausência por problemas pessoais ou profissionais.

Para o vereador Dr. Jorge Parada que Preside a Comissão, é injustificável os demais convidados terem faltado, pois colaborariam de forma expressiva para análises da Comissão.

Os depoimentos de todos convidados é de extrema importância para compor os estudos da nossa Reunião, gostaria de mais comprometimento faltou um pouco de espírito público, pois sem as declarações, nossas análises ficam prejudicadas”, lamentou Parada.

Ainda segundo Parada existe até mesmo a possibilidade futura de convocá-los por meio aprovação do Plenário da Casa de Leis. “Como se trata de CEE pode só ocorrer o convite, mas diante das circunstâncias é indesculpável a ausências dos demais”, completa.
CEE da Saúde Questiona Gerente de UBDS Cuiabá

Mudanças

Em seu testemunho, o médico João Terra, alegou que o processo de mudança na saúde de Ribeirão Preto é de difícil execução.

Trazer mudanças para área da saúde é um procedimento complicado, não acontece da noite para o dia, mas com certeza tem que ser mudado”, afirma o médico.

Para Terra, o excesso de pacientes no pronto atendimento é resultado de falhas na atenção básica e na ausência de programas educativos que instruam os pacientes sobre o funcionamento da urgência e emergência.

Muitas pessoas procuram o pronto atendimento em busca de atenção e até para conversarem com os médicos, além disso, muitas vezes os pacientes preferem ir ao pronto atendimento apenas para pedir atestado. Um outro problema que as UBS enfrentam, é quando o paciente que deve ser atendido no dia que quer e não no dia em que teve o retorno marcado, isso é um problema cultural”. Segundo ele, umas das soluções para sanar esses problemas, seria Ampliar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e fortalecer o Programa Saúde da Família.


Para próxima CEE serão ouvidos os responsáveis pela terceirização nos serviços de saúde na rede municipal.