terça-feira, 2 de outubro de 2018

Parada propõe Lei que obriga parques colocarem placas informativas sobre segurança em brinquedos



O vereador Dr. Jorge Parada protocolou na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Projeto de Lei que determina sobre a obrigatoriedades de entes públicos e privados afixarem placas informativas, com dados relacionados à manutenção, vistoria técnica e riscos quanto ao uso de conjunto de brinquedos em parque de diversões, buffets infantis, shopping centers e assemelhados.

Na placa deverá constar impreterivelmente as informações com conteúdos informando restrições quanto à idade, tamanho e peso, restrições médicas ou de saúde, orientações sobre o uso, procedimentos de segurança quanto a utilização do equipamento, data da realização da atual e última vistoria e nome do profissional técnico em engenharia responsável pela manutenção do equipamento. 

O Projeto de Lei prevê que o não cumprimento impedirá a liberação do alvará de funcionamento, multa de trinta na Unidade Fiscal do Estado de São Paulo para cada brinquedo que não estiver com as placas informativas, interdição do estabelecimento e cassação do alvará de funcionamento. 

“Acidentes em parques de diversões ou com brinquedos destinados ao entretenimento, alarmam a sociedade para as consequências trágicas provocadas pela ausência de manutenção e falta de fiscalização do Órgão competente. O objetivo do presente projeto é padronizar o rol de informações, capazes de proporcionar ao usuário final a oportunidade de participar ativamente na gestão de sua segurança e de seus familiares”, justifica o vereador Dr. Jorge Parada.