sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SUS PASSA OFERECER TRATAMENTO PARA HEMOFILIA GRAVE, TIPO A



                     

                           No dia 04 de janeiro é comemorado o Dia do Hemofílico,  e dia 05 de janeiro foi publicado no site do Ministério da Saúde a notícia que o SUS passa oferecer tratamento para hemofilia grave. 


                         A partir de agora, os brasileiros que sofrem de hemofilia grave atendidos pelo SUS vão poder contar com um tratamento capaz de conter o fator que impede a coagulação do sangue. A chamada Terapia de Indução de Imunotolerância utiliza medicamentos que eliminam os inibidores do Fator VIII, justamente o responsável por desfazer a coagulação. Esse problema ocorre no organismo de pacientes que adquiriram resistência aos medicamentos utilizados para inibir o sangramento nas articulações.


                        O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, explica os benefícios da novidade:

"O indivíduo, como ele não tem essa proteína que é o fator coagulação, que faz o sangue coagular, ele desenvolve quando a gente começa a dar nas primeiras cem doses, ele desenvolve um anticorpo, uma defesa contra isso. E esse anticorpo ele inibe o fator. Então, a agente começa a expor ele progressivamente a doses do fator e, durante um período de seis meses a dois anos, ele para de produzir o anticorpo e volta a ser um hemofílico normal. É o que a gente chama de imunotolerância. Você vai fazendo o medicamento para ele tolerar do ponto de vista imunidade o medicamento. Ele não precisa mais ficar indo ao hospital, ele pode ter o medicamento em casa, ele pode se alto aplicar".

                        O tratamento é direcionado para pacientes com hemofilia grave tipo A. A doença, de origem genética, é hemorrágica e leva à perda da mobilidade dos membros do paciente. A Terapia de Indução de Imunotolerância é indicada para pacientes com até dez anos de idade e que tenham começado o processo de medicação com o Fator VIII por mais de seis meses.