segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Vereador Dr. Jorge Parada questiona atendimento de gestantes na Rede Pública Municipal de Saúde

Após denúncia protocolado no Ministério Público de São Paulo pelo Sr. Gilson Pinto Rodrigues, questionando a dinâmica do atendimento de gestantes na Urgência e Emergência na Rede Pública Municipal de Saúde, o vereador Dr. Jorge Parada encaminhou requerimento à Prefeitura Municipal junto ao Órgão responsável solicitando esclarecimentos.

No documento Gilson relata que levou sua esposa, grávida de 19 semanas, para atendimento no IAMSPE e logo foi encaminhada pelo médico plantonista, via regulação, para que fosse avaliada por especialista ginecologista obstetra da rede pública. Porém o mesmo foi informado pela doutora da regulação médica, que não seria necessário o encaminhamento pelo especialista, pois a gestante não apresentava sintomas relevantes.

O requerimento, que foi aprovado em Sessão Ordinária, questiona o executivo sobre quais são os procedimentos para encaminhamentos utilizados nas UBDS e Upas no setor de Urgência e Emergência quando se trata de consultas especificas, como é o caso das gestantes;

“A gestação, sem os cuidados de um ginecologista, pode colocar em risco a vida da mãe e da criança. Havendo indicação médica para que a gestante seja avaliada por um especialista, não há que se falar em “falta de sintomas relevantes” que dispense a paciente de ser examinada por um Ginecologista.

É necessário organização e melhoria da qualidade de atenção à saúde na gestação, pois esta objetiva a redução da morbimortalidade materna e neonatal, explica o vereador.