terça-feira, 31 de julho de 2012

Acessibilidade: Vereador Jorge Parada fez lei que obriga aos supermercados disporem de cadeiras de rodas com cestos acondicionados

Existente há 16 anos a lei garante acessibilidade e facilidade aos portadores de deficiência física dentro dos grandes estabelecimentos

Ter acessibilidade é direito de todos. As condições de acessos para os cidadãos que portam alguma deficiência, ou que possuem dificuldades de locomoção, têm que constar em todos os lugares, garantindo possibilidades de alcance para utilização com segurança dos acessos às lojas, prédios, ruas entre outas dependências da cidade, prevista pela lei cidadã incluída na constituição Federal de 1988.

A independência é a conquista que o deficiente almeja, sendo assim, a acessibilidade é uma das principais vertentes para o processo de inclusão na sociedade, pois todos possuem o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitam, seja trabalho, escola ou lazer, com facilidade.

A fim de melhorar a situação de acessibilidade e mobilidade dentro dos estabelecimentos, o vereador Dr. Jorge Parada elaborou uma lei que amenizasse  os sofrimentos das pessoas portadoras de deficiências físicas. Foi em janeiro de 1998 que foi vigorada a lei 7970/ 98 de sua autoria, onde se tornaram obrigatórios aos supermercados de grande porte, manter a disposição de seus clientes portadores de deficiência física, cadeiras de rodas dotadas de cestos acondicionado de compras.

“Para o portador de deficiência a vida não é fácil, pois enfrentam vários obstáculos em seu dia a dia, como a simples ida a um supermercado, fato normal para quem não possui dificuldades, mas para o portador, é uma prova de resistência, tendo em vista que raramente os estabelecimentos comerciais disponibilizam meios de acessos.Foi pensando em alguns dos problemas enfrentados por essas pessoas que elaborei essa lei pois elas tem o direito dessas facilidades” diz o vereador Dr. Jorge Parada.