quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mobilidade Urbana

           

                  A Comissão Especial de Estudos, através de seu Presidente Vereador Dr. Jorge Parada, realizou ontem, dia 23/10, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Audiência Pública para ouvir propostas a respeito do Plano de Mobilidade Urbana.
                 Compondo a mesa estavam o Presidente da Comissão, Vereador Dr. Jorge Parada, o Vereador Bertinho Scandiuzzi, membro da Comissão e o Sr.  José Mauro de Araújo,  Diretor de Transportes da TRANSERP.
                  O Sr. José Mauro de Araújo, explicou alguns pontos a respeito das obras do PAC, e do Plano de Mobilidade Urbana, que está elaborado, aguardando audiências públicas para que toda sociedade possa participar. E que a verba para as obras do PAC já estão liberadas, o próximo passo é somente viabilizar os projetos para aprovação.
               
          O Vereador Dr. Jorge Parada, Presidente da Comissão, deu a palavra para os presentes se manifestarem, e assim foi sendo desenvolvidos temas e sugestões de todos presentes.

          O transporte urbano foi um dos primeiros itens a ser colocado em pauta, e foi informado a todos que existe o Projeto de linhas Norte-Sul e Leste-Oeste, o que basicamente cortaria toda cidade beneficiando muitos bairros sem necessidade de utilizar mais de um ônibus. Porém o Sr. José Mauro não soube informar com precisão o trajeto dessas linhas, pois encontra-se em fase de estudos.
                 A revitalização do Centro, amplamente discutida,  engloba um problema recente que são as rachaduras na Catedral Metropolitana, deixando um grande impasse, pois trata-se de um corredor de ônibus de suma importância, e uma das sugestões seria a implantação de micro-ônibus ou vans gratuitas que coletaria passageiros de ônibus em avenidas que delimitam o quadrilátero central.



                O Sr. Marcos Zeri, Presidente da Amec ( Associação de Moradores e Comerciantes do Centro), defendeu com entusiasmo a ocupação do  Centro, deixando clara a posição dos comerciantes da região central, em não extinguir os estacionamentos, e sim melhorar a Zona de área azul, com maior fiscalização. A preocupação com prédios históricos tombados, a falta de diálogo entre o poder executivo, proprietários dos imóveis e Condephaat é um empecilho para a ocupação e restauração destes imóveis que são a história de Ribeirão. Ficou claro que para a revitalização do Centro, não é necessário somente a reforma do calçadão, mas a solução para estacionamento de veículos com a criação de bolsões.
                  A Comissão decidiu solicitar cópia do Plano Mobilidade Urbana à Transerp.
             

Tratando-se de assunto tão complexo, por sugestão do Sr. Mauro Freire, o Vereador Dr. Jorge Parada encaminhou a criação de um Núcleo Gestor, com a aprovação do plenário foi criado o Núcleo ficando assim composto:

  • Mauro Freitas - Coordenador
  • Cantídio Magnani
  • Paulo Bueno - ACIRP
  • Fernando Freire
  • Marco Ferreira - Amecc
  • Ademar Gomes Padrão
  • Eduardo Reis
  • Magda Maria da Costa Aroxa.