segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PRESÍDIO? - NÃO PEDIMOS E NÃO QUEREMOS!

No final de 2008 o governador José Serra anunciou, sem qualquer consulta a prefeitos, vereadores e à sociedade, sua decisão de construir um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na região de Ribeirão Preto. Com capacidade para 1.100 detentos, este que será o terceiro presídio em nossa região, caracteriza-se por abrigarem presos que cumprirão pena em regime semi-aberto, alguns trabalhando e dormindo na própria unidade prisional e outros que, durante o dia, trabalham fora retornando á noite para dormir no presídio. O local escolhido, km 334 da rodovia Candido Portinari, afeta diretamente as cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Brodowski, Jardinópolis e Jurucê.
Surpresa, medo, revolta e indignação são os termos que descrevem o sentimento de políticos, empresários e pessoas de bem que aqui habitam. Afinal foi com muita dedicação e carinho que fizemos desta terra o lar de nossos filhos e, não sem razão, lamentamos que o governo do estado use os impostos, frutos de nosso trabalho, para coalhar nossa região com presídios e penitenciárias.
Nossa região tem dado sua cota de contribuição com as questões de segurança. Temos o presídio de Serrana, o de Serra Azul e o presídio feminino de Ribeirão Preto. Entendemos que além das vagas, o sistema prisional deve proporcionar condições reais de educação e qualificação profissional capazes de promover a reintegração dos detentos na sociedade. E isso, todos sabemos, o governo estadual não tem destinado recursos para tanto. O tratamento dispensado à população carcerária do estado de São Paulo não confere segurança ao preso e muito menos aos que vivem no entorno dos presídios. Historicamente, as unidades prisionais são pólos de revoltas e rebeliões e, como tal, fator de inibição de investimentos para toda região. Ficam prejudicados Brodowski, Jardinópolis, Jurucê, Ribeirão Preto, Sertãozinho e até mesmo Batatais e Franca em seus esforços para, cada um na sua peculiaridade, atrair, e até mesmo manter, mais investimentos para a região.
A população mobilizou-se e, até o momento, já levantou mais de 20 mil assinaturas, dispostas em 6 volumes, solicitando ao governador que não leve adiante o seu intento de construir mais essa unidade prisional em nossa região. Estamos cercados de pedágios e agora também de presídios. Criamos na Câmara Municipal de Ribeirão Preto uma Comissão Especial de Estudos que analisará essa questão. Bom que se diga que essa Comissão estará aberta aos cidadãos, políticos e empresários de Ribeirão Preto e das demais cidades cujos interesses não foram levados em conta pelo governo paulista ao tomar essa desastrosa decisão.
Nossos pleitos de ensino de qualidade, de menos pedágios, de melhores salários para professores e servidores públicos estaduais, de melhor atendimento à saúde, de salários e condições dignas de trabalho para policiais civis e militares, de mais agilidade no sistema judiciário, e tantos outros tem sido sistematicamente ignorado pelo governador. A única coisa que não pedimos porque não queremos, o governo de José Serra nos impõe; mais um presídio. Afinal, o que foi que nós, cidadãos e empresários de Ribeirão Preto e região, fizemos ao governador que tenha provocado a ira e a fúria do governador contra nós?
Dr. Jorge Parada
Médico e Vereador (PT)
e-mail: dr.jorgeparada@ymail.com