sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ribeirão Preto Recebe Unidade do Instituto Federal

                     


                      Foi anunciado hoje pela manhã oficialmente a instalação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, em Ribeirão Preto.

                      Após anos de muitas lutas para que a instalação do Instituto em Ribeirão se concretizasse, é uma alegria sem tamanho ver que todo trabalho não foi em vão. Unimos forças com a Prefeita e com o Deputado Newton Lima, foram requerimentos, ofícios, idas a Brasília, abaixo-assinados, para que os nossos jovens tenham mais uma opção de se profissionalizar e ter oportunidades melhores de trabalho. Assim sendo Ribeirão formará profissionais que serão absorvidos no mercado de trabalho na região.                    
                   
Na cerimônia de assinatura do Protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Instituto, estiveram presentes além da Prefeita Darcy Vera, o Reitor do Instituto Eduardo Antonio Modena, o Deputado federal Newton Lima, os Vereadores Dr. Jorge Parada, Beto Cangussu e Cícero Gomes, a Secretária da Educação Professora Débora Vendramini.

                     Em toda cerimônia foi revivido a luta por esta causa, a Prefeita salientou que o primeiro requerimento que chegou em suas mãos com este propósito foi do Vereador Dr. Jorge Parada, que num primeiro momento pleiteou a instalação da Universidade Federal, o que se tornaria impossível devido ao cronograma Federal. Assim, com intermédio do Deputado Newton Lima, foi agendada reunião com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, quando Dr. Jorge Parada pode entregar o abaixo-assinado juntamente com o Projeto elaborado pela Secretaria da Educação.
                    O Instituto será instalado onde hoje funciona a Escola Municipal de Educação Profissional Básica "Celso Charuri", a área será doada através de comodato por 60 anos para o Instituto. Este projeto de doação será enviado à Câmara para aprovação do Legislativo, e depois será encaminhado a Brasilia para que se dê inicio a instalação do Instituto nesta área.
                    Agosto de 2014 deverá ter inicio a primeira turma do Instituto.
                    Lembrado por ter sido um dos maiores idealizadores deste Projeto do Instituto Federal, o ex Presidente Lula, que contrariando a Lei  nº 9.649/98, assinada pelo seu antecessor Fernando Henrique, a qual proibia a criação de qualquer escola, faculdade ou instituto Federal,  porém em 2005 Lula sancionou a Lei º 11.195 a qual criava a expansão da oferta de educação profissional.

                   Parabéns Ribeirão Preto!!!
                   Parabéns a todos envolvidos neste projeto, especialmente ao Vereador Dr. Jorge Parada e ao Deputado Newton Lima.