quinta-feira, 19 de julho de 2012

Teste da Orelhinha: lei criada pelo vereador Jorge Parada É aplicada há 12 anos


Ao nascer todo bebê pode apresentar possíveis problemas auditivos e a audição é um dos sentidos mais importantes, pois se afetada, além da criança não ouvir com clareza, poderá ter sérias dificuldades no desenvolvimento da linguagem e de sua educação em geral.

Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva, foi criado o “TESTE DA ORELHINHA”, a lei 8.830 foi criada pelo vereador Dr. Jorge Parada e começou a funcionar no dia 16 de junho de 2000 onde torna obrigatório todos os hospitais a aplicar este teste.

FUNCIONAMENTO
O TESTE DA ORELHINHA é feito a partir de uma triagem neonatal no segundo dia após o nascimento da criança sendo capaz de detectar a maioria dos problemas auditivos. O teste é indicado por instituições do mundo inteiro e segundo pesquisas, as crianças que dispõem de problemas auditivos ao receber tratamento até os seis primeiros meses de vida, consegue desenvolver uma linguagem muito próxima de uma criança sem problema. Geralmente o teste é realizado no berçário em sono natural e o tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos, não tem contra indicação é indolor e não incomoda o bebê.