sexta-feira, 1 de junho de 2012

Jorge Parada será o diretor médico da Meia Maratona

Parada será o responsável por coordenar todas as ações de atendimento médico

                                           Foto: Alfredo Risk
                                           
O cirurgião geral e gastroenterologista Jorge Parada será o diretor médico da 2ª Meia Maratona, que acontece no próximo dia 1º de julho, em Ribeirão Preto. O evento é promovido pelo Tribuna Ribeirão e Ideal Assistência Familiar, com o patrocínio de Caixa, Ribeirão Shopping e Powerade, além do apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Parada será o responsável por coordenar todas as ações de atendimento médico aos quase dois mil atletas que serão esperados para o evento.

“Na grande parte, os participantes serão atletas, mas que também não estão isentos a terem problemas. Vamos coordenar todas as ações de atendimentos, com o apoio de ambulâncias e toda a infraestrutura necessária para garantir a integridade física dos participantes”, declarou o médico.

Inscrições – Termina nesta quarta-feira (30) a segunda fase de inscrições para a 2ª Meia Maratona, que podem ser feitas por meio do site: www.tribunaribeirao.com.br ou na sede do jornal, na Rua São Sebastião, 1380, no centro.

Para as provas de 21km, 10km e 5km, o valor é de R$65 e para a Caminhada Ideal, o valor é de R$ 25. Pessoas acima dos 60 anos têm 50% de desconto nas inscrições. Mais informações pelo telefone:(16) 3632-2200.







Obesidade: Saiba mais sobre essa doença


Um dos problemas mais importantes enfrentados pela saúde Pública hoje no Brasil e também em outros países é a obesidade. Considerada uma doença, já é encarada como a maior desordem nutricional nos países ocidentais, e segundo a Organização Mundial da saúde, (OMS),a obesidade é um problema pouco reconhecido.
As pessoas obesas apresentam um distúrbio alimentar, que muitas vezes, podem ser causados por problemas emocionais, como a depressão,  angústia ou ansiedade.



possíveis e alguns cuidados
Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Cuidados
·         Não deposite as esperanças do tratamento apenas no medicamento, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)

·      Com o tempo o medicamento pode passar a perde o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria
·       Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas 
de emagrecimento rápido e fácil
·       Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza

·        Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança paracomprar ou manipular o medicamento prescrito
·       Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.




Aprenda Calcular seu IMC
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.
Classificação do IMC:
·         Menor que 18,5 Abaixo do peso
·         Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
·         Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
·         Igual ou acima de 30 - Obesidade.

Cálculo do IMC:
·         IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
·         Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
·         Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
·         IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
·         O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).