terça-feira, 17 de outubro de 2017

Homenagem Dia do Professor

15 de outubro de 1827 Dom Pedro I, Imperador do Brasil, através de uma Lei Imperial cria a “Escola das Primeiras Letras”, determinando que todas cidades deveriam ter escola de ensino fundamental. 

 O acesso ao conhecimento, sabia o imperador, era o único caminho possível para tirar o Brasil da condição de colônia e torna-lo uma grande nação. 

 Desde então a figura do professor ganha proeminência na sociedade brasileira.  Responsáveis pela formação das gerações que constroem a grandeza esperada da nação, eram os professores alvos da admiração, respeito e prestigio de toda a sociedade brasileira.

 A realidade vivida pelos professores de hoje, nem de longe, lembram os prestigiosos tempos passados ou, no mínimo, o reconhecimento de sua importância para a construção de uma nação soberana. 

Ambientes de trabalho degradados, equipamentos sucateados, não investimento de governos nas plataformas educacionais, desvalorização do trabalho do professor são apenas alguns dos sintomas das ações daqueles que não querem a emancipação do povo brasileiro. Entretanto, em que pese esse quadro desolador, há muito que se comemorar no dia de hoje. 

 Comemoramos a dedicação, o empenho e o carinho que, diariamente, nossos professores devotam a nossos filhos.  Comemoramos os exemplos que nos dão os professores quando, através de suas entidades de classes e sindicatos, nas ruas nos ensinam a lutar por aquilo que acreditamos. Comemoramos a vitória protagonizada por cada professor, dentro das salas de aulas, contra as adversidades que lhes são impostas por aqueles que desprezam a cidadania.