terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vereador Jorge Parada propõe “Biblioteca Cidadã” em Ribeirão Preto

O Projeto visa ampliar o acesso das bibliotecas das Escolas para toda a comunidade


Os baixos índices de leitura no país carregam em suas raízes problemas como o analfabetismo, o difícil acesso às bibliotecas, o preço alto dos livros e a baixa qualidade do ensino.A partir dessa realidade em que vivemos a busca por disseminar a leitura e o acesso à cultura é primordial para a vida das pessoas.

Considerando o escasso número de biblioteca na cidade de Ribeirão Preto, a ausência de um sistema integrado de desenvolvimento ao acesso à cultura, o vereador Dr. Jorge Parada propõe o Projeto de Lei que institui a “Biblioteca Cidadã” que tem como objetivo central facilitar, a todos, o acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, mediante a utilização de espaço físico da rede pública municipal de ensino;

A ideia é reaproveitar o espaço das bibliotecas já existentes nas Escolas Municipais, promovendo o acesso nessas unidades para a comunidade local. Na prática, o projeto pretende ampliar o acesso aos livros, promovendo uma política que vise aumentar os hábitos de leitura, uma das maiores carências da cidade e do país”, explica o vereador.

No Projeto determina-se que as bibliotecas municipais deverão possuir acervo próprio de livros capaz de atender a comunidade do entorno da biblioteca, e o empréstimo dos livros deverá ser regulamentado em regimento interno das bibliotecas. 

O Projeto entrou no expediente da Sessão do dia 27 de outubro e tramita para recebimento de emendas dos parlamentares na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.