segunda-feira, 26 de março de 2012

DR. JÚLIO CÉSAR VOLTARELLI

Fonte: Folha.com
                               
                 Nesta última semana, com grande pesar, recebi a notícia do falecimento do Dr. Júlio César Voltarelli. Sem dúvida alguma, não só Ribeirão Preto, como o Brasil perdeu um grande cientista e pesquisador.
                       Natural de São José do Rio Preto, veio residir em Ribeirão Preto em 1964. Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto em 1972.
                       Dr. Júlio era pesquisador há mais de 36 anos no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Dedicou a maior parte de seu tempo em uma sala do hemocentro, onde desenvolveu relevantes pesquisas sobre Células-tronco. Devemos a seu empenho o avanço significativo no tratamento de diversas doenças auto-imunes como o lúpus, esclerose múltipla bem como o das doenças degenerativas  e do diabetes.

Fonte: Advance USA

Fonte: Soc. Bras. Transplante Medula Óssea

                      Reconhecido pela comunidade cientifica mundial, projetou o nome de nossa cidade nacional e internacionalmente se tornando uma das principais  referências em pesquisas com célula tronco.
                     Fui o autor do Projeto que concede o Título de Cidadania Ribeirãopretano ao Dr. Júlio, em setembro passado. Aprovado por unanimidade e aplausos por todos os vereadores, este Título estava previsto para ser entregue após a cirurgia à que ele se submeteu. 
                      Fica aqui meus sentimentos à sua esposa e filhas, e a todos que tiveram a oportunidade de conhecer e partilhar da amizade deste ser humano ímpar. 
                      Com certeza não só a comunidade médica e cientifica está de luto, mas também nossa cidade sofre com esta perda irreparável.