sexta-feira, 10 de junho de 2016

Em CEE, Agentes Comunitárias de Saúde denunciam condições de trabalho

Falta de estrutura, desvio de função e materiais precários são as principais reclamações


Na tarde dessa quinta feira, 09 de junho, aconteceu na Câmara Municipal, a primeira oitiva da Comissão Especial de Estudos que está analisando as atividades exercidas pelos Agentes Comunitários de Saúde de Ribeirão Preto.

Os depoimentos foram feitos por Agentes Comunitários de saúde e membros do sindicato..Para Elaine Miranda Batista, agente da Vila Albertina, a maior dificuldade dos agentes é dentro da base; “não temos sala adequada para d
esempenhar as atividades, computadores são insuficientes, falta material de trabalho temos que pagar do nosso bolso, em muitas vezes sofremos ameaças dos gerentes da unidade”.

Já representante da base do Heitor Rigon, Daniela Oliveira, alega que a quantidade de funcionários da base de atendimento não comporta a demanda do bairro; “Nós estamos preocupados com a entrega de três novos condomínios, não temos estrutura que comporta mais 3 mil pessoas. Um outro fator que nos atrasa em nossas verdadeiras funções, é ser cobrado a todo momento pra ficar na portaria, fazer um café ou ficar atendendo na recepção”, ressaltou.

O Vereador Dr. Jorge Parada, que é Presidente da Comissão, está muito preocupado com a situação; “Após todos esses problemas apontados concluo que a Prefeitura e Secretaria da Saúde abandonou os agentes comunitários. Esses profissionais são o elo mais próximo da população pois possuem função de promover ações de saúde preventiva, e o executivo não estão tratando-os maneira adequada” destacou.

Foi proposto na reunião que os vereadores façam visitas em todas as unidades de atendimentos para analisar de perto as situações apontadas no ambiente de trabalho. A próxima oitiva da CEE será no dia 16 de junho no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.