segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA

Os distúrbios alimentares e desequilíbrios nutricionais são hoje a grande preocupação da sociedade em toda parte e particularmente dos serviços de saúde pública.
Não é difícil aquilatar o impacto que estas alterações nutricionais ocasionam ao ser humano.
Se não, vejamos:
Os distúrbios alimentares mais importantes são a anorexia nervosa e a bulimia, ambos diretamente ligados à alterações psíquicas e comportamentais portanto, de responsabilidade de psiquiatras e psicólogos, principalmente.
Na anorexia nervosa a pessoa desenvolve uma idéia fixa em emagrecer a qualquer custo, com importante rejeição à comida (95% dos casos são mulheres jovens).  A imposição dos atuais padrões da moda estimula cada vez mais este comportamento doentio.
Na bulimia nervosa as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e depois  buscar eliminar o excesso de calorias através de jejum prolongados, vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos ou na prática exagerada de exercícios físicos.  Geralmente atingem jovens, modelos, bailarinos e atletas.
Da mesma forma, a obesidade é, na atualidade,  um dos maiores problemas de saúde pública, atingindo indivíduos de todas idades e classes sociais.   No Brasil, 40% da população está com excesso de peso e 10% são obesos.  Recente publicação da revista “The Lancet” revelou que um I.M.C. (Índice de Massa Corporal) superior a 30 diminui a expectativa de vida em até 10 anos.
Em Ribeirão Preto,  até o ano passado, o único serviço disponível para atender problemas relacionados à nutrição era o H.C. de Ribeirão Preto, coordenado pelo  Prof. José Ernesto. 
No final do ano passado, como resultado da Comissão Especial de Estudos, presidida por este vereador criou-se no N.G.A. da rua Minas um núcleo para atender parte da demanda desta clientela.  Sucede que  a estrutura disponibilizada é precária, pois resultam de remanejamento de profissionais de outros serviços da Secretaria da Saúde Municipal.  Para que os objetivos desejados sejam alcançados se faz necessária a contratação de mais profissionais (médicos, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros) para assim compor a equipe multiprofissional adequada ao atendimento proposto.
É inconcebível que um município como Ribeirão Preto, referência nacional em saúde, não disponha de um setor que acompanhe os distúrbios alimentares e obesidade, bem como não desenvolva ações preventivas na área de nutrição.
Urge, portanto, ampliar, via SUS, o número de serviços especializados em cirurgia bariátrica, pois, atualmente,  somente o H.C.  está autorizado a realiza-las. Concomitantemente deve-se trabalhar através das UBDSs  programas específicos de orientação alimentar. Neste sentido existe um projeto do Prof. Dr. Dutra de Oliveira para que se criem unidades de promoção visando uma alimentação saudável e balanceada acessível à toda população.
Uma oposição saudável passa não apenas pela crítica mas também pela efetiva contribuição para a solução dos problemas apontados. À semelhança do que fizemos ao sugerir o Hospital Municipal e a Internação domiciliar, nos próximos dias, enviaremos também estas propostas à Prefeita Municipal.
 
Dr. Jorge Parada
Médico e Vereador pelo PT
e-mail: dr.jorgeparada@ymail.com