terça-feira, 31 de maio de 2011

GRIPE OU RESFRIADO??????????

                     


                    Esta época do ano a população é acometida de doenças respiratórias, e pensando nisso resolvi publicar um texto para esclarecer melhor a população: 

Essas são as principais doenças respiratórias.

Curiosidade: As doenças respiratórias são a 3ª causa de mortes no mundo todo, ganhando da AIDS e só perdendo para as doenças cardiovasculares e os derrames.

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS CAUSADAS PELOS VÍRUS:


Sintomas do resfriado  
Os sintomas do resfriado são bem mais brandos do que os da gripe e se localizam principalmente no nariz e na garganta. 
A grande maioria dos resfriados começa pela garganta, passando inicialmente à narina correspondente do lado da garganta afetada. 

No resfriado, a febre, quando existe, geralmente é baixa, mas pode chegar aos 38°C ou um pouco mais, principalmente durante o período inicial,  por isso, ficamos também  muito mais sensíveis ao frio, como na gripe. 

Os resfriados duram de 02 a 07 dias, provocando catarro e coriza e geralmente garganta inflamada, mas atenção: o nariz nunca deve ser assoado com muita força para não favorecer as principais complicações bacterianas, as sinusites e otites, que podem aparecer ao final do resfriado e devem ser tratadas com os antibióticos. 

Sintomas da Gripe

  
São bem mais fortes do que os do resfriado e se estendem pelo corpo todo, provocando prostração, abatimento, sensação de mal estar geral, dores musculares e algumas vezes, até dores abdominais, com vômitos e/ou diarréias. Nariz e garganta também são atacados e a febre geralmente é muito alta, podendo chegar aos 40ºC, provocando calafrios, dor de cabeça, tosse e fraqueza. 
A doença pode perdurar por mais de uma semana. 
As gripes, ao contrário dos resfriados, provocam epidemias na população, principalmente nos meses frios, porém podem ser evitadas por meio de vacinas, que devem ser aplicadas em: crianças, idosos, cardiopatas, aidéticos, diabéticos, doentes renais, reumáticos, doentes pulmonares e nos agentes da saúde. 


Para facilitar a identificação rápida, se é uma gripe ou um resfriado, pode resumir tudo nos 06 sintomas mais importantes:


SINTOMASRESFRIADO GRIPE
Febre:Ausente ou RaraComum, (39º a 40º C)
Cefaléia (dor de cabeça):Ausente Comum 
Mal estar geral: DiscretoComum, severo e duradouro 
Faringite (dor de garganta): ComumMenos comum  
Secreção nasal: Comum e abundanteMenos comum, pouca 
Vômito e/ou diarréia: RaroComum 

Curiosidade:
 somente 20% das dores de garganta são causadas por bactérias, sendo a grande maioria causada por resfriados e gripes, devendo-se então ter sempre o cuidado de não tomar antibióticos desnecessariamente, principalmente as crianças, pelos efeitos colaterais destes





FONTE: http://www.eric.thuler.com.br