A primeira oitiva da Comissão Especial de Estudos, que analisa a transformação da UBDS Central Dr. João Baptista Quartin, e suas consequências para os cidadãos de nosso município, foi realizada na tarde dessa terça-feira, 04 de julho, no Plenário da Câmara Municipal.Presidida pelo vereador Dr. Jorge Parada, a mesa da Comissão foi composta pelos vereadores, Alessandro Maraca, Luciano Mega, Marmita, Orlando Pessoti e Bertinho Scandiuzzi, além dos médicos Dr. Adão e Dr. Franco representando o Centro Médico de Ribeirão Preto.
Participaram como convidados da reunião o Centro Brasileiro de Estudos de saúde SEBES Ribeirão Preto, representado pela Fernanda, Conselho Local de Saúde do bairro Sumarezinho representado pela Madalena, Laerte Carlos Augusto, Valdir e Débora representantes do Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto, Graça Novaes representando a população, Jacqueline Baraldique e Ivanusia funcionárias representantes da UBDS Central.Foi lembrado na reunião pela Débora do Sindicato dos servidores que o PS central está localizado em área verde e é tombado, não podendo ser desmembrado e doado para o Estado de São Paulo. Laerte também ressalta que a UBDS já está em funcionamento há mais de setenta anos e transformar o PS em AME não é uma boa solução para população.
Foi inserido no Processo da Comissão Especial de Estudos um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas recolhidos pelos funcionários da UBDS Central, além de um requerimento do vereador Jorge Parada sobre o fechamento da UBDS Central e a resposta lida pelo próprio vereador da Prefeitura diz que condiciona o funcionamento do AME ao fechamento do Pronto Socorro. Na reunião ainda foi proposta pelo vereador Alessandro Maraca que os vereadores façam uma Caravana para que façam uma visita ao PS central.
A próxima reunião está marcada para o dia dezoito de julho às 16:00 horas no plenário da Câmara Municipal, e será ouvido secretário da saúde Sandro Scarpelini.