segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um Guerreiro Chamado Luiz Gushiken

           

            Quase que uma marca do destino, no último dia 13 faleceu um dos maiores exemplos pela luta da democracia no Brasil. Um homem que enfrentou todas dificuldades de cabeça erguida, com coragem e dignidade.
             Começou sua vida política como sindicalista, tendo intensa participação nas greves contra a ditadura, no final dos anos 1980. Foi deputado federal por três mandatos e ministro da Comunicação Social durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda jovem, Gushiken mudou-se para São Paulo, onde morou no Brás e começou a trabalhar como escriturário no Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, onde ficou de 1970 a 1999. Daí passou a atividades sindicais, chegando à presidência do Sindicato dos Bancários. À época da ditadura, militou na tendência Liberdade e Luta (Libelu), braço da Organização Socialista Internacionalista, de orientação trotskista. 

               


              Como poucos, ele tinha a coragem de ser, de dizer e de fazer. 
              Ser militante sindical numa família japonesa não era fácil, Gushiken teve a coragem de ser. 
             Ser de esquerda na época da ditadura militar não era fácil, Gushiken teve a coragem de ser. 
             Enfrentar uma demissão no Banespa por causa da militância política.
             Enfrentar um câncer que lhe atrapalharia a vida.
             Liderar a maior greve dos bancários que o Brasil já teve e depois organizar o Partido dos Trabalhadores, ajudar na fundação da CUT, liderar o PT e ir para o governo do presidente Lula para ajudar a mudar o Brasil e ainda conseguir tempo para cuidar dos filhos, Tudo isto Gushiken enfrentava e fazia ao mesmo tempo.
             


          

           Sua força, ética e competência serão sempre lembrados por nossa militância. Com sua morte, o Brasil e toda a nossa geração perdem um referência intelectual.






Fonte: Vagner Freitas - Presidente Nacional CUT

             Diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
             Rui Falcão - Presidente Nacional do PT