segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mantenha-se hidratado no verão


Com a chegada do verão ocorre o aumento exorbitante da temperatura, principalmente na cidade de Ribeirão Preto, devido a esse calor, temos que ter um cuidado maior com a hidratação do nosso corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores.

Quando as perdas de água tornam-se maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que é extremamente perigoso, portanto, a água é essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo. Nas perdas provocadas pelo suor são perdidos também sais minerais, principalmente sódio o qual necessita ser reposto. Para repor, o ideal é tomar um suco de frutas, como limonada com uma pitada de sal sendo um excelente reidratante, as bebidas isotônicas também seguem esse principio, e a água de coco é um isotônico natural.

A desidratação pode ser evitada com uma boa alimentação e com muita ingestão de líquidos. 

Dicas de Hidratação

- Consuma de 1,5 a 2 litros de água por dia. Beba água com frequência, em pequenos volumes e sempre fresca. Andar com uma garrafinha de água é uma boa dica. Parece bobo, mas você vai ver como vai se sentir mais estimulada a bebericar o líquido a todo instante.

- Aumente o consumo de frutas e legumes frescos. Eles são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação do corpo por mais tempo.

- Beba água de coco. Esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.

- Aproveite o calor para consumir vegetais crus. Essa forma preserva a maior quantidade dos nutrientes presentes nesses alimentos.

- Na estação mais quente do ano, dê preferência às frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem refrescantes o que combina com as altas temperaturas do verão.