quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ministério Público cobra Prefeitura sobre supostas irregularidades em Propaganda Institucional


O requerimento foi feito pelo vereador Dr. Jorge Parada onde entrou com ofício junto ao ministério Público
Empresas Beneficiadas

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto distribuiu no começo do ano, materiais de propaganda institucional com orientações para que os estabelecimentos se adequassem a Lei  Cidade Limpa.
Porém os materiais circulavam de forma irregular, pois indicavam o nome de duas empresas do ramo da comunicação visual, ocorrendo o favorecimento da administração Pública Municipal de Ribeirão Preto a essas empresas.
Percebendo essas irregularidades, o vereador Dr. Jorge Parada solicitou através do requerimento nº 038726 que a Prefeitura informasse os motivos que levaram a administração Pública a veicular propaganda dessas empresas. Oficiando também junto ao Ministério Público Estadual, para que verificassem se este tipo de propaganda institucional realmente se encontra irregular.
“O favorecimento destas empresas é injustificável, pois existem outras empresas em nosso município que trabalham na mesma área. Os vários empresários do segmento da Comunicação Visual estão se sentindo lesados com tal favorecimento, uma vez que este material direciona aqueles que necessitam se adequar à leia Cidade Limpa a contratar as empresas que constam no folder, prejudicando assim, os demais empresários do setor” explica Parada.
Em resposta a esse requerimento a Prefeitura alega que a propaganda não é irregular, pois as empresas que figuram no folheto solicitaram formalmente a autorização para confecção dos folhetos explicativos sem qualquer custo para administração.
A contramão, o Ministério Público determinou a instauração do Inquérito para que ocorra a investigação determinando que se apurem os fatos, pois de acordo com o artigo previsto no “Caput” do art. 37 da Constituição da República o que ocorreu na propaganda fere os princípios  Constitucionais da Impessoalidade e da Moralidade.