quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Projeto de lei do vereador Jorge Parada cria selo de Acessibilidade Universal

Selo certifica a plena acessibilidade em dependências de unidades habitacionais, comerciais, industriais e de prestação de serviços.

De acordo com o censo do IBGE de 2010, cerca de 46 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência física ou mental. Levando esses dados em consideração, os espaços urbanos atuais, sejam eles privados ou públicos, não são suficientes para atender a demanda desse contingente populacional.

A fim de assegurar os direitos básicos às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o vereador Dr. Jorge Parada dispõe o projeto de lei onde cria o Selo “Acessibilidade Universal”, que tem por finalidade certificar a plena acessibilidade em dependências de unidades habitacionais, comerciais, industriais e de prestação de serviços.

Para o vereador Dr.Jorge Parada, o selo valoriza o reconhecimento, nas edificações existentes e nos novos projetos, dos espaços que atendam indistintamente a todas as pessoas com diferentes características, de forma segura e confortável, contemplando soluções que garantem a acessibilidade.

“O Objetivo desse projeto é identificar e valorizar, dando publicidade através do selo “Acessibilidade Universal” àqueles empreendimentos, construções e equipamentos que, em sintonia com os mais elevados e avançados conceitos de cidadania, adotam o desenho universal na produção de seus eventos, espaços e produtos sociais ", explica.

“O projeto entrou em pauta e está em aberto para receber emendas parlamentares e caso seja sancionado, o selo “Acessibilidade Universal” será concedido pela Câmara municipal de Ribeirão Preto em sessão solene durante o mês de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional das pessoas com deficiência”, complementa o vereador.