segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tarifa Zero é Possível!

Vereador Dr. Jorge Parada indica Projeto que oferece gratuidade nas passagens de ônibus

O acesso ao transporte público coletivo gratuito e de qualidade cumpre função vital para sociedade sendo de extrema importância na vida de todos.

O desrespeito ao “direito de ir e vir” é um dos grandes problemas enfrentados pela cidade de Ribeirão Preto. Um sistema de transporte coletivo precário e caro tem sido a única alternativa para a imensa maioria da população, que não pode vencer a pé as grandes distâncias para ir e voltar do trabalho, nem pode dispor de um meio próprio de locomoção.

Em junho de 2013 o povo brasileiro foi às ruas para lutar contra o aumento da tarifa do transporte público, trazendo assim, um debate amplo sobre o direito de ir e vir garantido em nossa constituição.

A População não está simplesmente insatisfeita com o aumento do preço das passagens, mas queixam-se também da qualidade dos serviços prestados.

A vendedora Elisabete Mendes que utiliza o transporte público todos os dias para ir ao trabalho conta dos problemas enfrentados, “Os ônibus estão sempre superlotados, atrasados e os motoristas não sabem se contam o dinheiro ou dirigem, colocando em risco a vida de todos os passageiros, e ainda pagamos caro por tudo isso”

O Projeto da Tarifa Zero tem o intuito de democratizar o acesso ao Transporte Público oferecendo a isenção no pagamento das passagens, seguindo o ideal de que o transporte coletivo é um direito e, como os demais serviços públicos essenciais, deve ser oferecido para todas e todos os cidadãos, sem distinções e com qualidade.

Alguns locais já aderiram ao sistema do Tarifa Zero, como é o caso das cidades paulistas de Agudos, Jardinópolis e Paulínia que implantaram modelos próprios de transporte gratuito e operam com sucesso este novo sistema. Essa experiência também foi bem-sucedida em países como Estônia, EUA e França, onde aboliram as tarifas de todo o transporte público e, Segundo as regras adotadas, os cidadãos podem viajar quantas vezes quiserem, sem desembolsar nada.

Seguindo esses modelos, o vereador Dr. Jorge Parada entrou com uma Indicação de Projeto Tarifa Zero, onde solicita à Prefeitura Municipal para que estabeleça esse sistema na cidade de Ribeirão Preto.

Entendo que a Tarifa Zero é possível e que Ribeirão Preto deve começar um grande processo para implantar a gratuidade para os usuários do transporte coletivo, levando ao máximo o conceito constitucional do direito de ir e vir. ''

Segundo Jorge Parada, o governo pode contar com diversas fontes alternativas para custear o sistema Tarifa Zero, de modo que não sobrecarregará financeiramente o cidadão e nem aumentará os gastos públicos.

O Povo e os dirigentes de Ribeirão Preto devem estar a frente de seu tempo e começar a pensar em uma cidade mais justa, mais humana, sem congestionamentos, menos poluída e principalmente mais moderna.

Uma simples e corajosa medida, acabar com a cobrança para o transporte público urbano, poderá transformar a vida de nossa cidade e de nosso povo”, complementa o vereador.