segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Obesidade: Saiba mais sobre essa doença e os riscos causados


Um dos problemas mais importantes enfrentados pela saúde Pública hoje no Brasil e também em outros países é a obesidade. Considerada uma doença, já é encarada como a maior desordem nutricional nos países ocidentais, e segundo a Organização Mundial da saúde, (OMS),a obesidade é um problema pouco reconhecido.
As pessoas obesas apresentam um distúrbio alimentar, que muitas vezes, podem ser causados por problemas emocionais, como a depressão,  angústia ou ansiedade.
O que é
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Complicações possíveis e alguns cuidados
Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.
Cuidados
·         Não deposite as esperanças do tratamento apenas no medicamento, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)
·         Com o tempo o medicamento pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria
·         Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil
·         Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza
·         Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito
·         Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.

Aprenda Calcular seu IMC
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.
Classificação do IMC:
·         Menor que 18,5 Abaixo do peso
·         Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
·         Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
·         Igual ou acima de 30 - Obesidade.
Cálculo do IMC:
·         IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
·         Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
·         Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
·         IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
·         O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).