quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O USO DO JALECO

           
Imagem:  http://www.voltaredonda.rj.gov.br/hmr/noticias/prevencao_jalecos2010.php         

             Foi promulgada a Lei Municipal de minha autoria que proíbe o uso do jaleco fora do ambiente de trabalho, publicada no dia 12/01/2011. 
            O uso de vestimentas de proteção individual como aventais e jalecos pelos profissionais da área de saúde fora do ambiente de trabalho ainda é comum nas imediações de hospitais, clínicas e hospitais - escola, mas a prática pode contribuir para a transmissão de bactérias e vírus, que podem se alojar por até dois meses nos tecidos e resultar em infecções hospitalares.
            Aproximadamente 90% das bactérias resistem durante 12 horas e os tecidos de aventais e jalecos podem carregar a Ancinetobacter, que é um microorganismo que pode levar à infecção generalizada.
            Esse uso inadequado é prejudicial porque os microorganismos dos espaços onde estão os pacientes doentes são diferentes dos que existem em outros locais. Há médicos que entram em contato com esses doentes e saem para lanchar vestidos com o jaleco. Eles levam as bactérias do hospital para a rua e trazem outras desses lugares.
            Os jalecos dos médicos britânicos tiveram as mangas encurtadas, em uma tentativa do governo de conter os casos de infecção hospitalar.
            Espero, estar contribuindo para reduzir diversas infecções e assim melhorar cada vez mais a saúde de Ribeirão Preto.