terça-feira, 11 de junho de 2013

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite


                            Campanha iniciada neste último sábado, dia 08 e segue até dia 21/06 nas unidades de saúde da rede municipal.

                      Este ano o público alvo da campanha são as crianças com idade entre 6 meses e menores de cinco anos. Ao contrário do ano passado, o Ministério da Saúde fez uma mudança no calendário de vacinas e determinou que as crianças menores de seis meses não receberão mais a vacina oral

                    Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.

                   A vacina é extremamente segura e não há contra indicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

                 O Brasil realiza a campanha desde 1980. O país não registra casos da doença há 22 anos. Desde 1994, mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

               É fundamental a manutenção da vacinação para evitar a reintrodução da doença no país.