segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Câmara Municipal entrega título de cidadão Ribeirão Pretano ao advogado Dr. Brasil Salomão

Com Plenário da Câmara Municipal lotado de amigos, familiares além de inúmeros representantes e autoridades de Ribeirão Preto, aconteceu a cerimônia na sexta-feira, 29 de setembro,onde foi entregue  o título de cidadão Ribeirão Pretano ao advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão. A indicação do título foi feita pelos vereadores Jorge Parada e Coraucci Neto.
 'Entregar o Título de cidadão Ribeirão Pretano ao nosso querido advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão foi uma enorme satisfação e prazer. Com sua formação humanística e simplicidade dirige um dos maiores advocacia de Ribeirão Preto, merecedor ser cidadão Ribeirão Pretano'', ressaltou o vereador Jorge Parada em sua homenagem.
'


Nascido na cidade de Pinhal em 18 de novembro de 1941, hoje conhecida como Espírito Santo do Pinhal-SP, seu nome provem de uma homenagem feita pelos seus pais à sua cidade natal.

Casou-se em 29 de dezembro de 1967, com a professora Lucia Helena Spinolo Viana, que adotou, então, o nome de Lúcia Helena Viana Salomão, onde dessa união, que já perdura por 47 anos, nasceram seus filhos Marcelo Viana Salomão e Simone Viana Salomão. Contando ainda com o carinho de seus três netos: Arthur 15 anos, João Pedro, 12 anos e Joaquim com 7 anos.

Dr. Brasil Salomão escolheu a cidade de Ribeirão Preto para chamar de sua casa no ano de 1963, quando ingressou no tradicional faculdade de direito “Laudo de Carmargo” (UNAERP), onde, com muito esforço e determinação, conciliava seu sonho de ser advogado, com o trabalho de inspetor de arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.


Quatro anos se passaram e após de formar com louvor, uma enorme decisão mudou os rumos da sua jornada, foi então que Dr. Brasil aceitou o desafio de trocar a segurança de um serviço público, o qual se orgulhava, para abraçar sua verdadeira vocação, a advocacia, abrindo seu próprio escritório em março de 1969, e daí em diante nunca mais parou de advogar.

A ousadia, traço marcante da personalidade de nosso homenageado, o levou, como Coletor Estadual em Ribeirão Preto, inovando ao implantar no Estado de São Paulo, a permissão para recolhimento de tributos com cheques do Banespa. Isso porque, até então, todo pagamento era feito em dinheiro, o que implicava em grandes riscos para os Escritórios de Contabilidade, Empresários, Despachantes Policiais, bem como para a própria repartição.

Depois, uma funcionária exatora, com o marido ( renomado artista plástico) adotou 2 crianças como filhos. Irmãos. Recém-nascidos. Embora a lei só permitisse a licença maternidade para as mães biológicas, autorizou que gozasse da referida licença. Cobrado pela Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT, de São Paulo, justificou informando que o benefício era para as crianças, e, não para a mãe. Hoje isso é lei e direito reconhecido aos pais que adotam.

Com uma carreira brilhante que se ergueu em longos 48 anos de intenso trabalho e dedicação, marcada por sua generosidade. Todos os aqui presentes sabem do empenho, do trabalho, da qualidade e do comprometimento da atuação deste homem em prol dos mais necessitados através de trabalhos filantrópicos.

Dr. Brasil salomão foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Theatro Pedro II; Presidente do Conselho Fiscal do BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE, onde ainda Conselheiro; Conselheiro ( há 18 anos) da CASA A FAMÍLIA, dirigida pela irmã Margarida; foi Patrono da Feira do Livro de 2013, recebeu a medalha Comemorativa dos 125 anos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e também foi agraciado com o título de cidadão São Carlense.

É co-autor dos livros: Direito Tributário Cooperativo – MP Editora – 2008; Imposto Sobre Serviços/ Homenagem ao Prof Alcides Jorge Costa – Editora IASP – 2014, além de inúmeros outros artigos. E durante 12 anos, escreveu semanalmente, sempre aos domingos, para o Jornal “O Diário”, de Ribeirão Preto.
Esses são apenas alguns dos muitos motivos que credenciam o Dr. Brasil Salomão a ser reconhecido como um dos ilustres filhos de nossa cidade.