terça-feira, 21 de maio de 2013

REUNIÃO DA COMISSÃO DE ESTUDOS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS


                           

                         A Comissão Especial de Estudos que analisa as mudanças no atendimento a pacientes anunciadas pelo Hospital das Clínicas, promoveu um encontro entre o Superintendente do HC, Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, o secretário municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Dr. Stênio Miranda e com o prefeito de Altinópolis, Marco Ernani Hyssa Luiz, o Nanão. 
                     O HC, que recebe pacientes de diversas cidades, está reestruturando o sistema de atendimento,  com o objetivo de diminuir a fila de espera. Para tanto pretende concentrar seu atendimento nos casos de alta complexidade, deixando aos municípios a responsabilidade pelo atendimento primário e secundário de seus munícipes. 
                           Mesmo após o Hospital das Clínicas ter adiado para 2014 a decisão de suspender os atendimentos de média complexidade, Dr. Jorge Parada achou importante manter este debate, para que juntos, Hospital e Prefeituras das cidades da região, analisem  o que deve ser feito para atender com dignidade a todos pacientes da rede pública.

        No debate dessa segunda-feira, 20 de maio, ao vivo pela TV Câmara, o vereador Jorge Parada, Presidente da Comissão, disse que há cidades, de 50 mil habitantes, que não não têm condições para realizar cirurgias simples, como uma cesárea. “Os responsáveis pelo setor da saúde dos municípios devem buscar sensibilizar os governos estadual e federal para a captação de verbas para o aparelhamento da saúde. O HC vai implementar as mudanças em 2014 após o novo acordo com a secretaria estadual da Saúde. Até lá, as cidades precisam se organizar para  o melhor atendimento das populações”.