segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESTATUTO DO PEDESTRE

ESTATUTO DO PEDESTRE




                        Nesta semana a maior cidade do país lança o programa “Respeito ao Pedestre”.  Em função disto a Rede Globo exibiu, no último domingo, uma reportagem mostrando as desventuras pelas quais passam os pedestres no trânsito brasileiro.
                   Com uma frota de veículos cada vez maior, estamos vivendo uma verdadeira “guerra” no trânsito. De um lado motoristas que vêem o pedestre como  inimigo e, por outro pedestres que ignoram a sinalização de transito contribuindo fortemente com a situação caótica vivida nas  ruas de nossas cidades.
                   Ribeirão Preto, com 0,65 veículos por habitante, exibe diariamente os desdobramentos destas tensões no trânsito e, se nada for feito, a tendência é piorar.
                   Enviei à Prefeitura de Ribeirão Preto uma indicação do Projeto “Estatuto do Pedestre”, o qual define os direitos e deveres de quem caminha pelas nossas ruas. Medidas que,  implementadas, podem minimizar o conflito entre pedestres e motoristas diminuindo o sofrimento de todos e o desperdício de recursos públicos e privados usados para sanar as conseqüências dos freqüentes acidentes.  Infelizmente até o momento não houve nenhuma iniciativa de nossa Prefeitura em viabilizar o Projeto.
                   Dentre as cidades mostradas na reportagem as únicas exceções foram Brasília e Florianópolis. No Distrito Federal a redução do número de mortes no transito, como resultado de uma campanha realizada em 1997, chegou a 30%.
                   Aqui em nossa cidade quantas mortes ainda serão necessárias para que as autoridades fiquem sensibilizadas e comecem a fazer alguma coisa?